Nome: Convergente
Autor(a): Veronica Roth
Páginas: 526
Editora: Rocco
Avaliação: 2/5

CUIDADO!!! VAI TER SPOILER! Se ainda não leu por favor, volte quando terminar! Eu avisei :p hahahaha

Tentei gostar, mas não deu. Estou desapontado :(

Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em março. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

Gente, acabei o livro ontem exatamente as 23:57 e sinceramente, eu achava que não era tão ruim assim do jeito que que todo mundo fala. Achei que seria melhor... :'(

História>> 

Pois bem, o livro começa exatamente de onde o Insurgente (que eu adorei) acabou. Depois do vídeo. Depois de todo o sistema de facções se despedaçar, os sem-facções agora estão juntos com os outros, governados pela mãe do quatro. Depois de muita coisa acontecer, como por exemplo, descobrirem que os divergentes teriam que sair quando atingissem uma grande população, eles de fato vão para fora da cerca, descobrir o mundo que não faziam ideia de como era e se realmente existia. Lá eles encontram o departamento, e descobrem que fazem parte de um experimento, que acredita que os humanos são geneticamente danificados, e que os divergentes são puros. E daí começa a história, várias revelações, traições e uma batalha.

Não vou falar mais porque o livro é basicamente isso, você vai encontrar TODAS as respostas nele. Ele se passa todo fora da Chicago. Eu pensei que seria mais legal. Sim, todas as minhas perguntas foram respondidas com esse livro, só que esse papo de genética e genes puros e danificados não me agradou nem um pouco. Realmente, faz sentido, mas eu não aguentava mais esse papo, muito nerd e muito chato. O mesmo que assistir uma aula de química explicada pela professora mais chata possível. Descobri muita coisa, mas o final que muitos sabem foi um horror! A tris luta o livro inteiro. Passa por situações IMPOSSÍVEIS e depois morre por nada praticamente. Achei bem corajoso colocar o final assim, de qualquer forma a Tris ficaria meio que sem rumo no novo mundo, mas o jeito que ela morreu foi meio WTF! Depois de sobreviver ao soro da morte, isso acontecer... Enfim, poderia ter sido mais difícil pelo menos. 1 ponto para a história apenas, por causa das explicações. 


Escrita>> 

A Escrita da Veronica continua muito boa. Mesmo sendo a sua primeira série se eu não me engano. Só achei que ela meio que deixou o livro um pouco cansativo com essa história dos genes. Eu não gostei disso. Muita gente gostou, como também muita gente odiou. Houve umas partes logo no início que eu me emocionei. Chorei, sério. Não vou falar o porque pois esse spoiler muita gente não sabe.

Mesmo com o início bem legal, com você descobrindo junto com os personagens o mundo por fora da cerca, a autora foi perdendo o ritmo quando começou a explicar algumas coisas. Retomou depois, mas me atrasou bastante. Não posso dizer que a leitura, ao contrario dos outros dois, foi rápida. Eu começava a ler e logo me cansava.

Eu não sei o quanto a morte da Tris foi boa. Se tivesse um quarto livro para a série, e ela explicasse com mais calma tudo o que precisávamos saber eu acho que seria uma boa. E mais uma vez, os genes. Eu senti falta de um pouco mais de ação nesse momento, só conversa dos estudos e tudo mais me deixou com sono. 1 ponto para a escrita por motivos de eu gostar da escrita da Veronica, não dou mais por causa da parte em que me cansei de ler. Um pouquinho mais de ação e um papo mais legal para explicar tudo seria um pouco melhor.

________________________________________________________________

Antes de mais nada, isso tudo é a minha opinião, minha avaliação. Como eu falei, muita gente gostou e muita gente odiou. Eu estou mais para o lado de quem NÃO gostou por vários motivos, muitos deles citados acima.

Eu não gostei do livro, no inicio até que estava legal, tentei, mas não deu. Terminei o livro com uma dor de cabeça muito forte, muita coisa acontecendo rapidamente! Isso até foi bom, mas a explicação eu sinceramente não gostei, queria uma coisa diferente. Que tal se eles realmente fizessem o que a mulher lá falou? Se isso tudo realmente fosse verdade? Eles saindo de Chicago e ajudando todo mundo na margem e tudo mais, o mundo virando um lugar bom para se viver. O que de certo modo é impossível. Enfim, uma resolução diferente para alguns dos problemas poderia ter sido melhor.

Até agora estou mal. Queria ter gostado mais do livro. Eu não pretendo reler. Mas quem sabe um dia eu não leia novamente para ver se com uma cabeça mais madura eu não goste mais? 

Pois é galera, muita gente que eu conheço desistiu de ler depois que ficou sabendo dos spoilers. Por mais que eu não tenha gostado do livro, eu recomendo a série completa pra vocês. Mesmo com um final desses, com um futuro o meio que "sem graça" na história, seria uma boa em desistiu de ler, retomar a leitura. Muita coisa acontece no livro, e nunca é ruim saber como termina tudo, cada detalhe. Eu também não queria ler, mas a curiosidade, o final de insurgente e a esperança de ser um livro bom me motivaram a continuar.

E vocês? O que acharam desse final? comente! Espero não ter feito uma resenha cansativa. Queria fazer um post de "Desfecho da série", mas ainda tem o livro "Quatro" que eu estou pensando se vou ler. enfim. Espero que tenham gostado, Até a próxima! :)

Sugestões? Dúvidas? Entre em contato! Fique por dentro!