Nome: Maze Runner: Prova de Fogo
Autor(a): James Dashner
Páginas: 400
Editora: V&R
Avaliação: 5/5

ATENÇÃO: Esse é o livro 2 da série Maze Runner, se você não leu o primeiro (resenha aqui), eu não recomendo a leitura da resenha, pois a chance de spoilers é bem grande. Cuidado! 

Sinopse: Maze Runner - Prova de Fogo - O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.

Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.

Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.



Olá meus leitores e leitoras, tudo bem?

Hoje vamos conversar um pouco sobre a incrível continuação de Maze Runner. Gente que livro! Pensei que iria responder as questões abertas do primeiro, MAS NÃO! Mais mistério e mais perguntas! Sério... Conseguiu ser melhor que o primeiro! Vamos lá!

A sinopse é suficiente para saber sobre do que o livro se trata: um deserto. Se eu for acrescentar mais alguma coisa vai ser um spoiler bem grande...

Todo livro dois de uma trilogia meio que serve como uma transição do primeiro para o último livro, com Maze Runner - Prova de fogo não é diferente. Começa exatamente onde o autor nos deixou no livro anterior. Todos sem chão, não sabem o que vai acontecer depois e continuam sem respostas. Os meninos encontram muitas coisas estranham durante o tempo que passam no lugar onde foram deixados. Muita coisa acontece e o mistério só aumenta.

Durante todo o livro, os garotos passam por muita coisa. Alguns personagens novos aparecem, o clima de labirinto não é nada comparado ao deserto. O autor desenvolve e muito o suspense nesse volume, o que me chamou bastante atenção.

Os momentos de ação são muitos. Principalmente uma certa cena de uma tempestade. Capaz de deixas as mãos suando com tudo o que estava acontece. Em nenhum momento a leitora ficou lenta ou com acontecimentos inúteis, tudo ali faz parte do enredo. O leitor é levado do início ao fim sem nenhuma mudança drástica na escrita, o que é um ponto positivo, pois a escrita do autor é excelente!

Eu fiquei um pouco incomodado com o final, no bom sentido é claro. Aconteceu tanta coisa estranha que eu só não peguei a continuação pois tem muita coisa que preciso ler. Apesar de estar com muita vontade de ler o restante da série, estou com um certo medo de me decepcionar com o final. Espero que isso não aconteça!

Por falar em escrita, James Dashner nasceu para isso! Ele faz um trabalho incrível, mexe um pouco com o psicológico do leitor e faz parecer que estamos dentro da história ao lado dos personagens. Outra característica da sua escrita que eu gosto muito é a forma como ele consegue levar o mistério durante toda a história e ainda assim, deixar a leitura rápida e coerente.

Já falei isso aqui muitas vezes e vou repetir, para que um livro me conquiste a escrita é muito importante. Maze Runner é um ótimo exemplo de escrita e história incrível que caminham juntas. Depois que terminar a leitura da série, com certeza vou procurar mais sobre os livros publicados do autor, já virei fã.

Maze Runner - Prova de Fogo é o segundo livro da série distópica do autor James Dashner. É o melhor livro da séries (opinião) até agora! Se passa em um local totalmente diferente do primeiro, mas carrega consigo o mesmo mistério de sempre, o grande "por que?" continua no ar, deixando um gancho forte para a continuação. Você vai rir, vai ter medo e vai até dar vontade de gritar! Esse sim é o tipo de livro que eu gosto! Se eu recomendo? ÓBVIO que sim! O que você está fazendo que ainda não leu? Garanto que vai gostar!


________________________________________________________________

Antes de terminar a resenha, eu quero comentar sobre o filme, Escrevi essa resenha há muito tempo, mas só agora ela saiu. Então, na época em que foi escrita, o trailer do filme tinha acabado de sair, e eu fiquei decepcionado. Todo mundo já deve ter se conformado com o fato de que as adaptações par o cinema não ficam tão fiéis aos livros, mas esse trailer ficou muito estranho. Muita coisa ali não acontece no livro, e se acontece, é de forma bem diferente. Estou bem curioso quanto ao filme pois pelo o que vi no trailer, as coisas vão mudar de rumo. Espero ver o filme o quanto antes e comentar aqui para vocês. :)

Espero que tenham gostado da resenha!

Até mais!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo! Agradeço desde já!