Nome: Se Eu Ficar
Autor(a): Gayle Forman
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 5/5

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Olá!

E finalmente, mais um livro que estava na lista de desejados há muito tempo! Já assistir ao filme também! Gostei de ambos, mas eu me apeguei mais ao filme. É raro isso acontecer, mas aconteceu. Enfim, o livro é muito bom. Vamos ao que interessa!

O livro começa com a família de Mia sofrendo um acidente de carro que mata a sua mãe e sei pai.(Calma, isso não é um spoiler). Ela se levanta do asfalto enquanto começa escutar uma música. Apenas seu irmão e ela sobrevivem. Enquanto o resgate não chega, ela começa a vagar pela estrada procurando pelos seus familiares, até que, encontra o seu corpo no chão. Isso mesmo! Ela se vê deitada no chão. Até então ela só sabe que sofreu um acidente e está fora do seu corpo. Ninguém sabe como isso aconteceu, mas a única preocupação de Mia no momento é se ela deve ficar ou se deve partir junto com os seus pais.

O livro é basicamente isso, Mia relembrando tudo o que passou, vendo todos os seus parentes e amigos indo visitá-la na UTI. Durante esse tempo, 24h para ser exato, ela vai refletir muito e decidir se vale a pena viver depois de tudo o que aconteceu. 

Quando li a sinopse pela primeira vez eu estranhei um pouco, mas depois eu pensei o quanto esse livro poderia ser bom. E é! Os momentos descritos pela autora são lindos. As visitas no hospital, principalmente a do avô são emocionantes. 

Durante o tempo que está no hospital, ela vai lembrando do passado e nos ajuda a entender como era a sua vida. Depois de alguns detalhes da família, escola e amigos, o romance, que é um dos principais pontos do livro, aparece. O amor entre Mia e Adam não é nada "normal". Eles tem gostos totalmente diferentes e mesmo assim são perfeitos um para o outro.

Gayle Forman vem conquistando milhares de fãs desde o lançamento do livro. Sua escrita é simples e fluida. A cada página lida, você se sente cada vez mais ao lado da personagem. A descrição das cenas ficou do jeito que eu gosto, muito bem explicada, sem detalhes desnecessários.

Percebemos ainda uma pequena evolução na sua escrita com o passar da história. O livro é bem pequeno e leve. A autora conduz o leitor pelos capítulos (divididos por horas) de forma tão natural e relaxante que não vemos a hora passar. Consegui ler em dois dias tranquilo. 

O final do livro foi lindo. Deixou uma perguntinha em aberto que talvez vão ser respondidas na continuação. "Talvez" porque não sei se ela vai explicar o que aconteceu e tal. Não vejo a hora de ler, muita gente diz que é melhor do que o primeiro. Espero muito mesmo gostar também.

Se eu Ficar é um romance bem leve e relaxante. Não se assustem com a sinopse, o foco mesmo é outro. Gayle Forman toca em alguns assuntos que te fazem pensar. Te coloca no lugar de Mia, para pensar junto com ela se "ficar" é o melhor. Leia e se emocione!

Uma dica para você que leu, assista também ao filme. Eu ache bem fiel ao livro. Claro que não vai ser tal qual, mas nada foi mudado. O filme é muito bonito também. Recomendo ambos!

Espero que tenham gostado da minha resenha de Se eu Ficar. Vou ver se leio a continuação o mais rápido possível. Assim que eu puder, faço a resenha aqui também :)

Até mais!

Siga o blog no Google Friends Connect e as redes sociais para não perder nenhuma novidade :)
agradeço desde já!