AzeitonaNome: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Páginas: 352
Avaliação: 5/5 

Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.

Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.



Olá leitores e leitoras, tudo bem?

E depois de vários Years & Years longe de vocês (que saudade!!) Eu finalmente consegui voltar a postar! São tempos difíceis, não há como negar. Mas cá estou eu, trazendo a resenha de Azeitona que estou devendo a MUITO tempo!

Sem mais enrolação, vamos para a resenha!

Como devem ter lido na sinopse, Azeitona vai nos mostrar um momento bem estranho e crucial na vida de Ian. Ele por um acaso é chamado para participar com a sua "namorada" de um programa de TV, onde ele mostraria como é ser pai na adolescência. Mas aí mora o problema: Ele não tem namorada, muito menos uma esperando um filho que é seu!

A partir daí a trama se desenvolve. O Ian tentando sobreviver a isso, pois é muito importante para ele e sua irmã, juntamente com vários outros aspectos da história que toca em vários assuntos interessantes... Falaremos deles a seguir =D

O livro tem uma carga emocional bem interessante, Bruno toca em assuntos como gravidez na adolescência, aborto, a questão da presença dos pais na vida de uma criança, dinheiro fácil, bullying (Isso me lembra um certo vídeo, Bruno haha) e até um pouco de relacionamento abusivo. Todos eles envolvendo relacionamentos familiares. Eu fiquei bem impressionado com a quantidade de temas abordados, todos muito relevantes e que valem a pena serem discutidos. O que não aconteceu de forma direta no livro, afinal, o livro ficaria gigante. Porém o que encontramos nas páginas é o suficiente para tirar alguma lição.

As primeiras 100 páginas eu li num piscar de olhos! A escrita do Bruno é bem simples e gostosa de ser lida. Mesmo com os temas que falei acima, ele usa um pouco do humor presentes em seus vídeos que os fãs do canal Bubarim, como eu, gostam tanto! Isso ajuda e muito a quebrar alguns momentos tensos que acabam se desenvolvendo.

O livro também contém algumas referências de séries e livros que nós do mundo literário gostamos tanto. Além de algumas críticas, tais como a manipulação dos Reality Shows e outras mais. Cenas de humor e emoção enchem as últimas páginas dos livros. Muita coisa acontece no final e você fica com o coração na mão!

Nos últimos capítulos, onde o bicho está pegando e as coisas começam a se resolver, eu percebi que ele deu uma corridinha para não deixar o livro grande, inclusive um romance de última hora aparece. Eu não me senti muito confortável com essa escolha, a gente meio que já sabia que isso seria inevitável de acontecer, mas aconteceu tudo meio que rápido e eu precisava de um pouco mais.

Mesmo com um final um pouco corrido e com algumas cenas previsíveis, Bruno conseguiu fechar o livro com maestria! Esse é o seu romance de estreia, e como em qualquer outro livro, a gente acha alguns deslizes e tal, mas vamos combinar aqui que ficou muito bom! Entrou para a minha lista de favoritos com certeza! É bem divertido, emocionante e o melhor, se passa no nosso país, ou seja, imersão total na história!

Vou terminar a resenha dizendo que gostei muito mesmo desse livro! Sou fã do Bruno tem pouco mais de dois anos e quando soube que ele lançaria um livro fiquei muito feliz! Não deixei também de ficar orgulhoso do resultado final e por ele ter publicado um livro!

A melhor parte disso tudo é que, além de eu ter acompanhado o processo de escrita e publicação, eu conseguir conhecê-lo, tirar foto e ainda ter o meu livro autografado <3





Deixo aqui a dica de um livro muito divertido e emocionante que com certeza vai te arrancar algumas risadas e suspiros! A leitura flui muito bem. Vale muito a pena conhecer o trabalho dele, tanto como escritor, quanto como criador de conteúdo na internet! E se você estiver lendo isso Bruno, deixo aqui os meus parabéns! Mandou muito bem, cara (clap clap clap) =D

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado! Deixem nos comentários se já leram, o que acharam e tal! Vamos conversar!

Até a próxima!

Siga o blog no Google Friends Connect e as redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui! Muito obrigado pela visita! 



Blog Literando || Facebook || Twitter  || Instagram || Skoob || Snapchat - vitorlpb