Nome: TMJ - Umbra
Autor: Tio Emerson (De acordo com o Skoob, roteirista e ilustrador da MSP)
Editora: Panini
Páginas: 394 (Os três volumes)
Avaliação: 5/5

Sinopse: O que é a Chave de Ossos?
Com quem o Cebola estava conversando na floresta? Quem será capaz de derrotar os filhos de UMBRA?
Venha conosco desvendar esses e muitos outros mistérios... e descobrir como é a vida após a morte...   (Pequena não? Vou explicar depois =D)





Olá leitores e leitoras tudo bom?
Depois de finalmente poder voltar com o blog, trago para vocês hoje a segunda resenha de HQs! E desta vez algo que nem mesmo eu estava esperando. Depois de MUITO tempo, eu voltei a ler Turma da Mônica jovem, e fiquei muito surpreso! 


Esta trilogia vai nos levar a uma cidadezinha bem pequena, onde está acontecendo um festival bem famoso por lá, que é comemorado por causa de uma lenda importante. Os quatro amigos do Limoeiro que a gente gosta tanto, precisam ir lá para gravar um documentário para um trabalho de escola.

Tudo caminha muito bem, até que por um motivo x, eles sofrem um acidente e ficam isolados na estrada. Logo depois uma velinha bem simpática os encontra e fala que podem ficar despreocupado pois iria ajudar os quatro e ainda dar abrigo enquanto ficam na cidade, na sua casa perto do lago. Quando chegam lá, começam a investigar. Os habitantes da cidade possuem histórias diferentes, cada um acha que algo aconteceu, típico de lendas não é verdade? 

Porém chega um momento em que eles descobrem coisas de mais e acabam entrando de cara nessa lenda. Aqui teremos contato com os filhos da umbra (que sem dúvida alguma foi a parte mais interessante dos volumes! Deu até um certo medo!), cenas com um toque de terror e um polt twist incrível! Jamais teremos outros volumes da TMJ tão bom quanto esses! Não posso contar mais nada senão perde toda a graça, mas vocês precisam ler isso! É Incrível!


Primeiro vamos comentar sobre o roteiro da HQ. Quando peguei os volumes na mão, eu não fazia muita ideia do que se tratava, apenas recebi uma indicação da minha prima de que isso era a melhor coisa da Mônica. Peguei para ler sem expectativa alguma, afinal, é apenas mais um gibi... Levei um tapa, quase haha'

Eu fiquei bem surpreso com a história em geral que é uma coisa de dar gosto de ler. As personagens, as batalhas e o desenvolvimentos são incríveis! O gibi, por ter um público-alvo voltado para crianças acima dos 10, é cheio de alívios cômicos e referências que quebram e muito a tensão da trama, mas se você tirar essas partes e tentar reescrever apenas com a lenda e tal, isso daqui dá um belo filme de terror! Até a dona morte aparece por alguns momentos! Bizarro!!!



Os ganchos deixados pelo roteirista nos finais dos volumes são uma obra de arte à parte. O final do 75 então, nem se fala! Eu fiquei em choque quando vi aquela cena e... Meu Deus! O desfecho de tudo no último volume também é de tirar o fôlego! Muita reviravolta e coisas acontecendo e piadas a todo o momento... <3 Adorei! Um final bem digno!

O traço é algo bem familiar para a gente que conhece bem essa galerinha, mas esse volume também me surpreendeu bastante! As cenas criadas aqui são incríveis! Cemitérios, florestas assustadoras e crianças bizarras me deixaram de queixo caído! Todas elas também tem o alívio cômico citado acima, mas não deixa de ser bem interessante e assustador.



Andei lendo alguns comentários na internet sobre essa trilogia e tinham alguns pais achando ruim que seus filhos de 6/7 anos estivessem lendo algo tão "profundo" como foram os volumes de Umbra. Não se assustem tanto assim, não é algo sobrenatural que vai tirar o seu sono e também não é nada que vai acabar com a infância dos seus filhos. Vamos combinar aqui que por mais que seja "Turma da Mônica", essa coleção é a "Jovem" e é recomendada para a galera mais velha. Já é de se esperar que tenha algo mais denso. 

Agora uma dica, não chegue para ler achando que vai encontrar uma HQ a nível de Sandman ou coisa parecida, estamos falando de Turma da Mônica, é para ser divertido e nostálgico, então aproveite! 

E é claro, não posso deixar de recomendar a trilogia para vocês! Com certeza é uma das que mais fizeram sucesso da TMJ e vale muito a pena mesmo conhecer! Parabéns a todos os envolvidos nessas edições, ficou muito divertida e surpreendente!

O único problema é que eu não sei se ainda é possível encontrar aos montes nas bancas, pois foi lançada em 2014. Se vocês se interessaram pela HQ, pode procurar em lojas online, geralmente os volumes mais atuais sempre aparecem por lá, o preço é ótimo e você não vai se arrepender. =D

Então é isso gente! Espero que tenham gostado! Foi muito divertido ler isso aqui, além de dar uma aliviada na rotina de leitura que a gente faz, em menos de 2h você termina tudo! Deixe nos comentários se já leu ou se pretende ler. 

Até mais!

Siga o blog no Google Friends Connect e as redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui! Muito obrigado pela visita! 



Blog Literando || Facebook || Twitter  || Instagram || Skoob || Snapchat - vitorlpb