O mochileiro das Galaxias - 3 A Vida, o Universo e Tudo Mais

Nome:  A Vida, o Universo e Tudo Mais (O Mochileiro das Galáxias #3)
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Avaliação: 5/5 


Sinopse: Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina.

Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. [...]


Olá!!!
E finalmente vamos ter resenha de livro haha! Queria começar pedindo desculpa pelo volume de posts sobre livros, o universo tem dessa às vezes :) Mas vamos lá falar disso aqui, que continua sendo genial!
Se você não leu os primeiros volumes, não se preocupe pois não vou falar spoilers :)

Esse volume começa com o Arthur preso na Terra Primitiva. Mas como a vida tem que continuar e o universo as vezes é estranho, ele acaba novamente por aí, desta vez com a incrível missão de salvar o universo... De novo. 

Essa série de livros tem todo um contexto histórico, o que a torna ainda mais incrível. E por um motivo X, esse planeta Kikkit resolve que precisam acabar com tudo, afinal só eles que deveriam existir, pra que os outros não é mesmo? (Olha a crítica aí!) 
O livro se desenvolve a partir dessa premissa, mas como muita gente já sabe, não é só isso que acontece, afinal estamos falando de Douglas Adams! 

Falei isso nas primeiras resenhas e não posso deixar de citar aqui novamente: Isso é genial! Douglas Adams com certeza é um dos escritores que eu mais admiro, mesmo tendo lido pouca coisa dele. Ele consegue deixar uma crítica social absurda nos livros na forma de metáforas e situações improváveis sobre o universo, tudo isso enquanto aplica um humor maravilhoso em cima de tudo! Eu fico bem empolgado falando sobre, nem sei como continuar  :D

A crítica da vez é sobre xenofobia, guerras raciais, preconceito, ignorância e enfim, humanos... 
O livro vai usar o planeta Krikkit para retratar uma sociedade que não tinha conhecimento algum sobre outros povos e tal, pois vivam isolados. E quando descobrem que não estão sozinhos e que existem diferentes culturas e realidades, simplesmente decidem que precisam acabar com tudo. Já vi isso em algum lugar, Terra o nome... 

O que mais me chama atenção nessa série é a forma como tudo é desenvolvido e como o humor e situações absurdamente estranhas conseguem retratar tão bem a sociedade. E o melhor: o livro foi escrito em 1982 e ainda sentimos o impacto de criticas assim. Pois é amigos... 

Uma imagem para ilustrar o pensamento... 

Resultado de imagem para i can't believe i still have to protest this

*Eu não acredito que estou protestando por isso em 2016*
*Fotografia encontrada no Tumblr*

Momentos tensos à parte, eu não posso deixar de citar aqui sobre o maravilhoso humor "aleatório" que tem nesses livros. Coisas absurdas que acontecem e você fica "Oi? Pera, como assim?" E termina rindo para todo o sempre! Um exemplo? Em um certo momento, ele está flutuando no céu e do nada é atingido no cóccix por uma festa... Isso mesmo, uma festa!!!! ^_^  É maravilhoso!

Agora um desabafo. Senti falta de uma coisinha: meu personagem favorito, Marvin <3
Ele aparece sim, inclusive em uma cena que eu chorei de rir, mas por muito pouco tempo. Ele é um robô todo deprimido pois sente que não está usando a sua incrível inteligência como deveria. É o tipo de personagem que abriu a "boca" para falar e eu começo a rir! Espero encontrar com ele mais vezes.

Mas é claro que isso não atrapalha em NADA. Se você ainda não leu nada dessa série, por favor leia!
Muita gente tem um certo preconceito com ficção científica por ser "coisa de nerd" ou desiste nos primeiros capítulos por não entender nada. Não façam isso, vocês não vão se arrepender! Abram a mente e tentem entender o motivo dele estar falando isso. Com certeza tem alguma mensagem disfarçada de planeta ou coisas estranhas. É um ótimo livro! Recomendo muito! 

Então é isso! Espero que tenham gostando e que um dia possam ler esses livros, vale muito a pena! Fora a diversão e as gargalhadas não é? 
Deixe nos comentários o que achou, se pretende ler um dia ou se já leu! Vamos conversar =D

Até a próxima!


Siga o blog no Google Friends Connect e as redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui! Muito obrigado pela visita! :)